segunda-feira, 19 de outubro de 2009

VW - Teoria da Diversão

A nova campanha da Volkswagen na Suíça, baseia-se na "The Fun Theory", que prega que a diversão pode mudar o comportamento das pessoas para melhor. Para provar que essa teoria tem fundamento, foram criados três experimentos, onde as atitudes dos “objetos de estudo” mudaram para melhor simplesmente porque desse jeito era muito mais divertido.

No primeiro experimento, uma escada normal de um metrô foi transformada num piano, onde cada degrau correspondia a uma tecla e a um som diferente. O fato de ter um piano gigante nos pés já chamava uma baita atenção, mas ao perceber que elas tocavam de verdade, todo mundo foi lá dar uma pisadinha.

Este vídeo ficou muito famoso na internet e foi para a tv também como o Fantástico, veja abaixo o vídeo:

A escada rolante deixou de ser o mais acessado e 66% mais pessoas subiram as escadas “normais”, melhorando a qualidade de vida.

No segundo experimento, uma lata de lixo de um parque ganhou um sensor. Quando o lixo era jogado dentro da lixeira, iniciava um som de um objeto caindo de uma altura extraordinária, fazendo o barulhinho de tocar o chão no final. Lembra do som do Coiote despencando de um desfiladeiro?

Essa coisinha simplinha se tornou objeto da curiosidade dos passantes, que tentavam descobrir como aquilo era possível, e recolheu 41kg a mais de lixo que as lixeiras comuns.

No terceiro experimento, que foi ao ar anteontem, dia 15, um coletor de garrafas ganhou luzes e um placar e se transformou em um jogo.

Neste experimento, cerca de 100 pessoas se divertiram e depositaram suas garrafas, enquanto um coletor normal é usado, geralmente, DUAS vezes por dia. Afinal, a diversão melhora ou não as atitudes simples?

Além do site com os vídeos, a campanha envolve também um prêmio, o Fun Theory Awards, que pretende reconhecer as idéias e invenções que ajudem a comprovar a Fun Theory. A melhor idéia será premiada com 2500 euros, pura diversão!

Tudo isso com a presença da Volkswagen na campanha, leve, não intrusiva, apenas assinando os vídeos lá no finalzinho, e o site. Legal, né!

0 comentários: